Facebook Anonymous Brasil (/AnonBRNews)
Leave a commentAugust 14, 2013 by anonimatoprotestosbr
Anonymous Brasil (https://www.facebook.com/AnonBRNews)
Informações disponíveis no perfil
Sobre
Nós somos Anonymous! Expect Us! http://www.anonymousbrasil.com/
Descrição
Nós somos Anonymous, Somos legião, Não perdoamos, Não esquecemos, nos aguarde.
Informações básicas
Página criada em 28/12/2011
Informações de contato
http://www.anonymousbrasil.com
Print do histórico de curtidas de https://www.facebook.com/AnonBRNews

website http://www.anonymousbrasil.com

Seção Brasil na página inicial do site http://www.anonymousbrasil.com
Comentários sobre o perfil
As páginas brasileiras do Anonymous no Facebook, com exceção, talvez, do perfil do Anonymous Rio, são marcadas por postagens bastante heterogêneas quanto aos seus matizes ideológicos, sendo difícil assinalar a posição destas redes menores dentro de uma grande rede dos #protestosBR. A existência de websites vinculados a determinadas páginas, como é o caso de Anonymous Brasil (/AnomBRNews) e http://www.anonymousbrasil.com nos ajuda a perceber um pouco melhor a conformação do ideário anonymous a partir de circunstâncias e eventos singulares.
Na página inicial do site http://www.anonymousbrasil.com percebemos a preponderância de temas ligados a políticas sociais e econômicas, corrupção, violência policial e monopólio da mídia. O box das notícias mais lidas indicam um interesse elevado por questões ligadas à seguraça e privacidade na rede mundial de computadores.
O perfil do facebook, que possui um regime de alimentação de conteúdo mais acelerado, em relação ao site, acolheu maior número de postagens durante os protestos. Neste período, a imagem de perfil da página foi alterada. No lugar da ilustração de uma máscara de Guy Fawkes lendo jornal foi adotada a imagem da conhecida máscara de Fawkes sobreposta à bandeira nacional brasileira.
Com relação à controvérsia do anonimato, chamou atenção o fato de que no site http://www.anonymousbrasil.com as notícias mais acessadas sejam vinculadas ao tema de como preservar o anonimato nas redes de computador e de que na página do facebook, em imagens dos protestos ou em paródias fotomontadas, como a da capa da revista veja sobre os Black Blocs, sublinham a assimetria na valoração moral e legal do anonimato dos manifestantes e dos policiais.