Facebook Anonymous Brasil (/AnonymousBr4sil)

Leave a comment

August 14, 2013 by anonimatoprotestosbr

Captura de Tela 2013-08-29 às 02.54.41

Anonymous Brasil (https://www.facebook.com/AnonymousBr4sil)

Página criada em 18 de julho de 2012

Contato: http://www.AnonymousBr4sil.Net

Sobre

Nós somos uma ideia. Uma ideia que não pode ser contida, perseguida e nem aprisionada. Nós somos Anonymous.

Descrição

Permita nos apresentar como Anonymous, e Anonymous apenas.

Nós somos uma ideia. Uma ideia que não pode ser contida, perseguida nem aprisionada.

Somos uma ideia que surgiu em 2004 e sempre seguiu uma linguagem de memética e muitas sátiras. Hoje, Anonymous é uma ideia de mudança, um desejo de renovação. Somos uma ideia de um mundo onde a corrupção não exista, onde a liberdade de expressão não seja apenas uma promessa, e onde as pessoas não tenham que morrer lutando por seus direitos. Não somos um grupo. Somos uma ideia de revolução. Acreditamos que cada geração encontra sua forma de lutar contra as injustiças que encontra. Temos em mãos pela primeira vez o poder de produzir, distribuir e trocar informações. Uma oportunidade nunca vista antes na história para colaboração e construção de um mundo onde a esperança, a dignidade e a justiça sejam princípios a serem respeitados.

Nós não somos uma organizacão e não temos líderes. Oficialmente nós não existimos e não queremos existir oficialmente. Nós não seguimos partidos políticos, orientações religiosas, interesses econômicos e nem ideologias de quaisquer espécies. Anonymous não pede dinheiro nem qualquer favor ou benefício a ninguém. Mais uma vez: Anonymous não tem líderes. Se alguém lhe disser que representa ou lidera Anonymous, este alguém não conhece a ideia Anonymous, porque nós não podemos ser representados ou liderados, porque isto é o que somos: uma ideia.

Anonymous apenas pede que você se informe e busque informações por você mesmo, e apenas isto. Somos pessoas comuns, de todas as cidades e de diversos lugares do Brasil e do mundo. Temos motivos concretos para desejar uma mudança de paradigmas retrógrados que a nossa sociedade apresenta hoje. Isso não significa que iremos lutar apenas por um objetivo, o objetivo é criar uma série de mudanças positivas e buscar a melhor forma para tal. Precisamos de todos para a construção desse novo mundo. Todas as cores, todas as ideias, todas as diferenças. Queremos um debate honesto com todos aqueles que, assim como nós, compartilham desse desejo de mudança. Qualquer um, e todo aquele que carregar esse sentimento, é, por definição, Anonymous.

Anonymous

Estamos em todos os lugares. Se você quiser encontrar Anonymous, apenas olhe ao seu lado: pode ser qualquer um. Nós somos os 99% da população que se levanta contra a tirania de 1%, e estamos nos organizando mundialmente com este objetivo.

No Brasil, estamos agora nos expandindo e queremos convidá-lo a juntar-se à nós, anonimamente. Preservando o anonimato, poderemos agir contra a corrupção com mais eficácia, sem perseguição. Não esperamos que você acredite neste texto. Pedimos apenas que você se informe e procure as informações por você mesmo sem interferências midiáticas. Veja com seus próprios olhos os fatos que estão acontecendo no mundo e na sua própria cidade.

Vamos todos juntos à favor do Brasil, contra a corrupção!

Nós somos Anonymous.

Nós somos muitos.

Não esquecemos.

Não perdoamos.

Nos aguarde.

Captura de Tela 2013-07-10 às 18.23.46

Print das sugestões de páginas similares à página do https://www.facebook.com/AnonymousBr4sil

Captura de Tela 2013-08-29 às 07.58.48

Página web do AnonymousBr4sil http://www.anonymousbr4sil.net

Captura de Tela 2013-08-29 às 07.11.23

Canal no YouTube de AnonymousBr4sil

Captura de Tela 2013-08-29 às 07.43.45

Meme a partir de notícia da Veja que questiona impressão da máscara de Guy Fawkes sem pagamento de Direitos Autorais

Captura de Tela 2013-08-29 às 07.51.38

Compartilhamento de conteúdo publicado pelo grupo Anonymous Uberlândia

Comentários sobre o perfil

O perfil AnonymousBrasil é, dentre todos os perfis brasileiros, aquele que tem o maior número de curtidas (mais de 1.100.000) e possui o texto de descrição mais desenvolvido, apresentando algumas das ideias-chave acerca dos modos de ação do Anonymous: 1) trata-se de uma ideia, não de uma organização ou grupo; 2) o anonimato é sua forma de atuação; 3) sua pauta no Brasil está focada no combate à corrupção.

Além da página no Facebook, Anonymous Br4sil possui um canal no YouTube e um website. O conteúdo de ambos (como também da página do facebook) é bastante heterogêneo, congregando memes, vídeos informativos, convocatórias para futuras manifestações etc, como podemos ver nos prints acima.

O uso da máscara é ostensivo na página do Facebook, mas está mais visível através de fotografias e memes do que de textos, o que dificulta um pouco a análise desta controvérsia a partir de análise semântica baseada nos textos. Acima vemos dois memes onde a máscara aparece assinalando a singularidade da ação do Anonymous. Em um deles vemos marcada a difereça na ação e nas reivindiações em relação a outros movimentos políticos, como o de 1968. No outro, temos uma referência à desqualificação da ação mascara nas ruas como vandalismo usada para ironizar reportagem da Veja que denuncia o não pagamento de direitos autorais pela impressão da máscara de Guy Fawkes.

Este último meme aparece no perfil AnonymousBr4sil compartilhado da página Anonymous Uberlândia. Observamos na leitura das postagens de junho a agosto de 2013 que AnonymousBr4sil funciona como um centralizador de conteúdo de perfis locais do Anonymous, o que, em parte, ajuda a entender tanto sua heterogeneidade, quanto o elevado número de curtidas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: