Facebook AnonymousBR (/AnonimosBR)
Leave a commentAugust 29, 2013 by anonimatoprotestosbr
Facebook AnonymousBR (https://www.facebook.com/AnonimosBR)
Informações disponíveis no perfil:
Sobre
Quando todos acordarem, os políticos não irão dormir.
Seja bem vindo, nós somos Anonymous
Descrição
Nós Somos Anonymous.
Nós Somos Legião.
Nós Não perdoamos.
Nós Não esquecemos.
Esperem por nós.
“A internet é coisa séria.”
Informações básicas
Fundada em 11 de julho de 2013
Informações de contato
Não disponível da página
Comentários sobre o perfil
Dentre as páginas Anonymous analisadas, observamos que em AnonymousBR, apesar desta ser a segunda página brasileira do Anonymous com maior número de curtidas, o conteúdo postado é em grande parte proveniente de outras páginas e perfis do Anonymous ou da internet, de forma geral.
O discurso anti-corrupção é o principal mote das postagens, além de questões mais pontuais, como o recente caso da vinda dos médicos cubanos para o Brasil. Neste último caso, nota-se um discurso bastante nacionalista, que já podia ser percebido em alguns posts a respeito dos protestos, como é o caso do vídeo do pronunciamento, que circulou amplamente na sequência dos protestos do dia 20 e foi reiterado pela página.
O pico de popularidade da página situa-se justamente na semana do dia 16 de junho, que coincide com o ápice das manifestações nas ruas das principais cidades brasileiras.
Chamam a atenção as páginas similares sugeridas, através de algoritmo desconhecido, a quem curte AnonymousBR. A maioria são páginas ligadas a temas tecnológicos (NVIDIA Brasil, Olhar Digital, TecMundo e Brasil Mais TI), além disso são sugeridas a página no polêmico humorista Rafinha Bastos e da revista de curiosidades Mundo Estranho.
Apesar dos algoritmos que sugerem tais páginas não terem seus parâmetros públicos, o perfil das páginas sugeridas a quem curte AnonymousBR difere bastante das sugestões dadas a quem curte as demais páginas do Anonymous no Brasil e é bastante consonante com o conteúdo da página, marcado por muitas publicações de proveniências variadas e ampla circulação na internet (memes, denúncias, sensacionalismo etc.).
A exceção são alguns álbuns fotográficos dos protestos que, na controvérsia do anonimato, desempenham papel fundamental na produção de uma estética do anonimato nas ruas.