Relações entre perfis Black bloc e Anonymous

Leave a comment

August 30, 2013 by anonimatoprotestosbr

De maneira geral, os perfis Black Bloc’s dialogam com outros movimentos que mantém o anonimato em rede, como é o caso do Anonymous, que é identificado pela mascara estilizada de Guy Fawkes (1570 – 1606), um soldado inglês católico que teve participação na “Conspiração da Pólvora”, na qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I. Sua captura é celebrada na Inglaterra com uma festa popular que é conhecida como Guy Fawkes Night ou Bonfire Night. Durante os festejos, que iniciam no dia 05 e duram uma semana, bonecos do Guy Fawkes são produzidos para serem queimados, semelhante à “malhação de Judas” que ocorre em diversas partes do Brasil.

IMG_3980_guy_fawkes

Black Bloc’s e Anonymous compartilham alguns conteúdos em comum, especialmente relacionados à estética do anonimato, mas também podem divergir em certas opiniões, sem contudo diminuir a intensidade de suas conexões.

9377_469241303168868_1964042151_n

Aqui o conceito de rede é fundamental, pois cada um dos perfis nas redes sociais, seja Anonymous ou Black Bloc, atua de forma independente, mas a partir de uma zona de identificação no qual em determinados contextos hibridizam as estéticas e produzem o comum. Hardt e Negri (2012, p.86) afirmam que “as redes são essencialmente fugidias, efêmeras, estando constantemente em fuga. Assim é que podem em dado momento parecer universais, e no momento seguinte desaparecer no ar”.

É nesse sentido que Black Bloc’s e Anonymous interagem e realizam um trabalho imaterial, produzindo subjetividades que ressaltam a descentralização e indeterminação como elementos da multidão. Além disso, não estão se limitando somente a um campo político ou econômico, mas funcionam como forças sociais e culturais heterogêneas.

Ambos participam dos protestos de formas específicas e complementares, sendo que os grupos que se identificam em torno dessas ideias elaboram distintamente suas táticas, sem precisar seguir um comando central ou líder, baseando-se muito mais nas estéticas compartilhadas e criatividade. O fato de cada grupo possuir autonomia ajuda especialmente durante as manifestações, contribuindo para confundir ainda mais os aparatos repressores do estado, pouco rizomáticos e treinados/condicionados para seguir uma hierarquia piramidal, o que dificulta uma visão ampliada e heterogênea.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: